Por: Tatiana Nogueira
Após anos de trabalho e contribuição para a previdência, conclui-se que ao se aposentar o trabalhador desfrutará do tão sonhado sossego e poderá viver em paz com a família e viajar por aí, ledo engano! O telemarketing das financeiras transforma o sonho da paz em um verdadeiro inferno, já que em muitas das vezes, o beneficiário toma conhecimento da concessão do benefício pelo banco e não pelo INSS. Segundo dados do SPC Brasil, em 2019, “estima um total de 4,3 milhões de idosos com o nome registrado em serviços de proteção ao crédito, o que equivale a 27% da população nesta faixa de idade. No balanço final de cada ano, até 2014, observa-se que o número de devedores entre os idosos cresceu mais que o dobro da média, em todos os anos.”. [1]
O comportamento insistente, retoma a cada anúncio do governo federal a respeito do aumento do salário-mínimo. Tudo para que o aposentado faça novo empréstimo com a margem que será liberada a partir de janeiro do novo ano seguinte e pasmem, tem ano que a margem é apenas de R$ 10,00.
O que se vê hoje além do assédio pela contratação de empréstimos e cartões consignados é o aumento do endividamento das pessoas com idade superior a 60 anos. O comprometimento de 30% da renda força o aposentado a procurar outros meios para complementar a receita, optando quase sempre para aqueles empréstimos descontados diretamente na conta corrente.
Tal prática precisa ser banida, pois viola o direito ao respeito, a liberdade e a dignidade garantidos pelo Estatuto do Idoso e pela Constituição Federal. Caso você esteja passando por isso ou conheça alguém que sofre com esse assédio, faça uma reclamação direta ao Banco Central, para que este venha coibir que instituições financeiras continuem a tirar o seu sossego.
Caso esteja passando por esse tipo de situação, nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco, à sua direita tem o ícone do whatapp, garantimos o sigilo.
Baixe gratuitamente a Cartilha de Educação Financeira para Pessoas Idosas, criada pelo Ministério da Economia e Secretaria Especial de Previdência e Trabalho
Endereço Atendimento:
Setor Comercial Sul Q. 6 - Salas 921/923 (Sala Baracat)
Torre Comercial Pátio Brasil Shopping
Asa Sul, CEP: 70307-902 - Brasília - DF
Endereço Sede
CCSW4 LOTE 4 BLOCO B SALA 09
EDIFÍCIO TOP MASTER
Setor Sudoeste, Brasília - DF, 70680-450